logo RCN

Chuvas intensas causam mais de 100 ocorrências em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Município está em situação de emergência

Entre sábado e o início da manhã de segunda-feira (24 a 26), a Defesa Civil de Joinville registrou um total de 101 ocorrências decorrentes das fortes chuvas que assolaram a cidade no final de semana. Alagamentos, deslizamentos e quedas de muros e árvores foram os principais problemas enfrentados pelos moradores.

O acumulado pluviométrico atingiu a marca de 229 milímetros, levando a Prefeitura de Joinville a decretar Situação de Emergência diante da gravidade da situação. O gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, ressaltou que o alerta para deslizamentos permanece elevado.

"Considerando as condições climáticas previstas para esta semana, não temos um cenário favorável: hoje há previsão de chuva, influenciada pelas condições marítimas, e para terça e quarta-feira há previsão de temporais, o que exigirá uma atenção especial. Com base no volume já registrado, o risco de deslizamentos é alto", alertou o gerente.

A Defesa Civil também realizou duas interdições parciais e uma total de imóveis. As interdições parciais ocorreram nos bairros Paranaguamirim e Floresta, devido ao risco de queda de muros, enquanto a interdição total ocorreu na rua Santa Catarina, também relacionada a uma queda de muro.

As Unidades Regionais de Obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) estão em plena mobilização para realizar os reparos necessários em toda a cidade. No domingo, as equipes trabalharam nos bairros Paranaguamirim, Guanabara, Parque Guarani, Santa Catarina, Vila Nova, Boa Vista e Pirabeiraba.

"Continuamos empenhados na desobstrução das vias de acesso e na recomposição das ruas afetadas. Todas as Unidades Regionais estão atuando nas emergências decorrentes das chuvas", explicou o diretor executivo da Seinfra, Marcelo Soares.

As Regionais de Obras estão focadas na requalificação de ruas, limpeza de bocas de lobo e remoção de materiais das pistas em diversos pontos da cidade. Além disso, a Unidade de Pavimentação da Seinfra está prestando apoio à demanda na região Sudeste.

Devido às obras de reparo necessárias em decorrência dos estragos causados pelas chuvas, a implantação da nova rotatória na rua Tuiuti, prevista para iniciar nesta segunda-feira, foi adiada.


Assistência social

Equipes da Secretaria da Assistência Social (SAS) da Prefeitura estão realizando o cadastramento das pessoas atingidas pelas chuvas, nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para recebimento dos itens de assistência humanitária da Defesa Civil do Estado.

No final de semana, as pessoas desabrigadas se acomodaram nas casas de parentes ou conhecidos e não foi necessária a montagem de abrigo emergencial.

Natal de Joinville quer saber sua opinião Anterior

Natal de Joinville quer saber sua opinião

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8 Próximo

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Deixe seu comentário